Trate-se

Não deixe de aproveitar as coisas mais simples da vida.

Idoso Aproveitando a Vida

Tratamento Individual

Durante toda a sessão o fisioterapeuta está dedicado somente a você.

Atendimento personalizado

Fisioterapia Respiratória

A Clínica Sphera conta com fisioterapeutas Mestrados pelo Faculdade de Medicina da USP, especialistas em Fisioterapia Respiratória

O que é a Fisioterapia Respiratória?

E a área da fisioterapia que atua no tratamento e prevenção de doenças respiratórias, visando a melhora e/ou restabelecimento da função pulmonar normal, melhorando os padrões respiratórios, ventilação pulmonar, melhora da ventilação/perfusão (oxigenação), redução do trabalho respiratório (canseira), auxilia no processo de eliminação das secreções brônquicas e prevenindo e/ou melhorando atelectasias (fechamento de uma área do pulmão).
Fisioterapia Respiratória em Bebe

Para quem é indicado a fisioterapia respiratória?

É indicado para adultos e criança de qualquer idade, no tratamento das pneumonias, atelectasias, asma, bronquite, para pacientes portadores de enfisema pulmonar (DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica), bronquiolite, broncopneumonia, para pacientes hipersecretivos.

Como é realizado a fisioterapia respiratória?

A fisioterapia respiratória é realizada através de manobras de higiene brônquica, reexpansão pulmonar, tapotagem, vibrocompressão,drenagens posturais, estimulação da tosse, aspiração nasotraqueal, manobra de AFE, manobra de TEF, voldyne, Respiron, entre outras.
Exame Fisioterapia Respiratória

Quais os benefícios?

  • mobilizar e eliminar as secreções pulmonares;
  • melhorar a ventilação pulmonar;
  • promover a reexpansão pulmonar;
  • melhorar a oxigenação e trocas gasosas;
  • diminuir o trabalho respiratório;
  • diminuir o consumo de oxigênio;
  • aumentar a mobilidade torácica;
  • aumentar a força muscular respiratória;
  • aumentar a endurance;
  • reeducar a musculatura respiratória;
  • promover a independência respiratória funcional;
  • prevenir complicações;
  • acelerar a recuperação;

Aspiração Pulmonar ou Aspiração Traqueobrônquica

Aspiração Traqueobrônquica é indicada aos pacientes que não conseguem tossir ou expelir naturalmente o acúmulo de secreção pulmonar, como crianças e bebês, ou pacientes em coma.

Nas vias aéreas de pacientes com exaustão e fraqueza muscular respiratória que não estão respirando espontaneamente, a aspiração traqueobrônquica é necessária para suplementar seus esforços e promover a limpeza das secreções presentes.

Tratamento para Bronquite

Realizar sessões de fisioterapia auxilia no aumento da capacidade respiratória e também da eliminação de secreções. Técnicas manuais e exercícios que trabalham a respiração são aplicados para favorecer a expectoração, facilitar a respiração e melhorar, inclusive, o estado pulmonar do paciente.

Tratamento de Enfisema Pulmonar

A fisioterapia é recomendada ao individuo enfisematoso, tendo como objetivo remover as secreções brônquicas através da inaloterapia, tapotagem, vibração e tosse, reduzir o trabalho respiratório eliminando atividades muscular desnecessária

Pneumonia, Fisioterapia Respiratoria, DPOC, manobras de tapotagem, pediatrica, cinesioterapia respiratoria, reabilitação respiratoória, tratamento de doenças respiratorias, pneumonia, asma, bronquiolite em bebe