RPG - Reeducação Postural Global

O que é o RPG?

A RPG (Reeducação Postural Global) é uma técnica que foi desenvolvida na França por Philippe Emmanuel Souchard. O método baseia-se em três princípios: individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente), casualidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma) e a globalidade deve-se tratar o corpo como um todo. É uma técnica exlcusivamente manual e realizada por fisioterapeutas.
Correção de postura com RPG

A técnica da RPG

A RPG inicia com uma avaliação global, onde se observam todas as desarmonias do corpo, e se identificam quais cadeias musculares são responsáveis por essas alterações. O terapia é feita através de posturas ativas, suaves e progressivas (deitada, sentada ou em pé) com o fisioterapeuta interagindo todo o tempo com o paciente, dando o comando verbal (orientado), além de corrigir através de manobras a postura. Tais posturas visam ao equilíbrio do tônus muscular (fazer com que o tônus oscile dentro de uma faixa de normalidade). Busca-se a melhora da postura através da mudança da imagem corporal com a correção postural.
RPG para aliviar a dor na coluna - Grávida com dor nas Costas
Técnicas de RPG

O tratamento com a RPG

O tratamento é indicado para todas as idades, é realizada de uma a três vezes por semana com duração entre de 30 a 60 minutos. O tempo de tratamento será determinado pelo caso a ser tratado. Variando com a necessidade de cada caso. A sessão é individualizada.

Quando o método de RPG é indicado?

As principais indicaçoes para o método são:
  • Correção de desvios e alteraçoes posturais agudas e crônicas gestante – que a sua postura se alterou no período gestacional causando desconforto ou dor, escoliose, cifose, lordose
  • Dores e deformidades na coluna oriunda de problemas crônicos como hernia de disco, osteoartrose, ciatalgia, lombalgia, artroses.
  • Dores causadas pelo stress, tendinite, LER, bursite, dores de cabeça (cefaléia)
  • Dores musculares agudas e crônicas
  • Melhora a flexibilidade corporal
  • Alivio nas dores das Costas
  • Melhora da estética corporal, pela melhora da postura.
RPG para corrigir escoliose - Corrigir Postura da Coluna

A Clínica Sphera conta com profissionais qualificados e certificados para prestar o melhor atendimento. Somos um Centro Especializado em Fisioterapia.

A Sphera Fisioterapia possui anos de experiência com o método, com fisioterapeutas qualificados pelo método.

corrigir postura coluna, centro especializado rpg