Na Fisioterapia Pediátrica ortopédica trabalhamos com bebês e crianças que apresentam disfunções ortopédicos, seja, ela por problemas posturais ou articulares (fraturas).
Fisioterapia Pediátrica Neurológica, utiliza técnicas específicas para o aprendizado neuro-psicomotor, estimulando e respeitando as fases do desenvolvimento motor normal, tratando e corrigindo disfunções ortopédicas e posturais, com o objetivo de prevenir problemas futuros.
A Fisioterapia Pediátrica Respiratória, trabalha promovendo a higiene brônquica e expansão pulmonar através de técnicas manuais, drenagem postural, aspiração nasotraqueal e orientações aos pais.
A equipe da Clínica Sphera possui experiência com as crianças que apresentam atraso do desenvolvimento motor, paralisia cerebral (PC), Síndrome de Down e demais síndromes neurológicas, torcicolo congênito, pé equino, fraturas, e as afecções pulmonares (Bronquiolite, Asma e as atelectasias), bem como, no desenvolvimento morto infantil.
Desenvolvimento Motor Infantil
O fisioterapeuta tem um papel fundamental no diagnóstico e tratamento de distúrbios do desenvolvimento, avaliando e identificando qualquer alteração no quadro neuropsicomotor.
A intervenção deste profissional visa estabelecer e/ou restabelecer a funcionalidade do movimento, trabalhando no sentido de ensinar para a criança posturas e movimentos funcionais, mostrando a importância deste movimento como função e não como “fazer o movimento só por fazer”.
Trabalha-se principalmente através da promoção de experiências motoras adequadas. Com a fisioterapia pediátrica sendo oportunizada precocemente, é possível trabalhar esse processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que a criança com atraso do DNPM (desenvolvimento neuropsicomotor) se torne apta a responder às suas necessidades e às do seu meio de acordo com o seu contexto de vida.