Unidade 1: Rua dos Alpes, 603 – Santo André – SP – RE 7685
Unidade 2: Alameda Terracota, 185 – Torre Park – Conj. 623 – Espaço Cerâmica-São Caetano do Sul – SP – RE7681

Central de Atendimento:
(11) 4509-4450
(11) 4509-4460

Fonoaudiologia

A fonoaudióloga da Clínica Sphera trabalha os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e com as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A terapia se inicia com uma avaliação criteriosa do caso a ser tratado e logo após realizado um plano de tratamento. Agende uma consulta com a nossa Fonoaudióloga mestranda pela Unisfesp nos Distúrbios da comunicação Humana.

Disfagia

A disfagia trata-se dos transtornos da deglutição (ato de engolir) que interfere no transporte adequado e seguro do alimento, da boca ao estômago.Os principais sintomas são: perda de peso sem causa aparente; engasgos e/ou tosse durante ou após as refeições, ou com a saliva; pigarros frequentes; sensação de alimento parado na garganta; tempo prolongado para a refeição e menos alimento ingerido; desconforto ao se alimentar, podendo haver também desconforto respiratório e episódios de pneumonia ou catarro no peito.

Voz

As alterações de voz (disfonais) que podem acometer crianças, adultos ou idosos. Sinais e sintomas como: rouquidão freqüente e persistente, perda da voz, pigarros, irritação na garganta, desconforto ou cansaço ao falar, merecem uma avaliação fonoaudiológica. Nas crianças ou adultos, as disfonias mais comuns são causadas por abusos vocais como gritos, muita força na garganta ao falar e “usar a voz de forma errada”, causando muitas vezes lesões benignas nas pregas vocais, como por exemplo, os nódulos vocais ou “calinhos”, como é popularmente conhecido.

Fala

A produção da fala pode apresentar diversas distorções. É muito frequente observarmos crianças que trocam os sons durante a fala. Isso pode ocorrer devido ao que chamamos de desvio fonológico ou mesmo, uma má colocação da língua no ponto articulatório correto para produzir determinado fonema. Como no caso do ceceio anterior, aquele que o indivíduo coloca a língua entre os dentes durante a produção dos sons /s/ e /z/. Pode ocorrer também quando o indivíduo tem a “língua presa”, ou seja, quando o frênulo lingual está encurtado ou anteriorizado, fazendo com que a língua não consiga realizar os movimentos necessários para sugar, engolir, mastigar e falar.

Temos ainda alterações de fala que são chamadas de Disartria ou Disartrofonia. Essas mais frequentes em adultos com doenças de origem neurológica.

Motricidade Orofacial

Reabilita adequando a tensão da musculatura e a postura dos órgãos utilizados na fala e alimentação. Desta forma, trata os distúrbios relacionados à sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala.

Paralisia Facial

A paralisia facial periférica é uma lesão que atinge o nervo facial gerando uma paralisia em toda face. Essa lesão pode ser causada por traumas, tumores, infecções ou outros fatores desconhecidos.

O fonoaudiólogo e o Fisioterapeuta  são os profissionais apto a atuar nestes casos de alterações da mímica facial. O principal objetivo do tratamento é reabilitar as funções da fala, mastigação, deglutição, sucção e expressão facial, bem como a função, sensibilidade e propriocepção dos músculos da face.

Fonoaudiologia Educacional

A fonoaudiologia educacional tem como objetivo promover e previnir alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz, favorecendo e otimizando o processo de ensino e aprendizagem.

Linguagem escrita e leitura

 Trabalha os aspectos relacionado a dificuldades de leitura, escrita, produção e interpretação textual que prejudicam o escolar e/ou profissional.

Linguagem Oral

Atrasos de linguagem, Gagueira, Dificuldades de pronúncia, bem como sintomas de linguagem provenientes de quadros de Afasias, Parkinson, Alzheimer, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Deficiência Mental, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Transtornos do Espectro Autista, Deficiência Auditiva.

Como tratamos?

Para realizar o tratamento com a nossa Fonoaudióloga realize os seguinte passos:

 

1- Ligue na nossa central de atendimento ou nos chame no nosso Whatsapp

2 – Fale com a nossa atendente e agende um horário para realizar a sua consulta

Na consulta a Fonoaudióloga realiza uma avaliação detalhada do seu caso, ouvindo a historia do seu problema, depois analisa os seus exames laboratoriais os exames de imagem (tomografia, eletroneumiografia, ressonância, RX etc), bem como a alta médica e/ou pedido médico.  Logo após realiza uma  avaliação fonoaudiológica minisuosa c0m o uso de teste específicos e aparelhos modernos de avaliação de cada caso. Com toda a avaliação realizada criteriosamente, ela ira estimar um plano de tratamento com tempo e duração do tratamento, número de sessões que serão necessárias, bem como a sua frequência no tratamento.

O tempo da sessão, duração do tratamento, frequência e quantidade de sessões sempre DEPENDE DE CADA CASO.

Os atendimentos na Clínica Sphera são individualizados e personalizados respeitando as necessidades de cada caso.