Unidade 1: Rua dos Alpes, 603 – Santo André – SP – RE 7685
Unidade 2: Alameda Terracota, 185 – Torre Park – Conj. 623 – Espaço Cerâmica-São Caetano do Sul – SP – RE7681

Central de Atendimento:
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Neuropsicologia

A avaliação Neuropsicológica é composta por várias etapas, geralmente são realizadas de 5 a 6 consultas, os testes e a entrevistas são realizadas uma vez por semana. Cada sessão tem o tempo e 1 a 2 horas de duração.  A nossa Neuropsicóloga especialista pela Faculdade de Medicina da USP, irá realizar as devidas orientações na consulta.

 

 

A avaliação Neuropsicológica tem como principal objetivo, investigar detalhadamente o perfil de funcionamento cognitivo e comportamental, utilizando-se de um conjunto de testes, inventários, escalas e procedimentos padronizados. Pretende investigar o desempenho das habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, aspectos emocionais, funções motoras e executiva.
A avaliação Neuropsicológica é solicitada quando há queixas de atraso de linguagem, TDAH,  transtorno do especto autista ou transtornos de aprendizagem, entre outras alterações.

Terapia ABA

ABA refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada.  A Análise do Comportamento em si é uma linha teórica da psicologia, assim como a Psicanálise, Psicologia Cognitiva ou Psicodrama. Cada linha teórica trabalha de uma maneira diferente. No caso da Análise do Comportamento, trabalhamos com comportamentos que podem ser observados e modificados. Basicamente, trabalhamos com os eventos antecedentes e consequentes do comportamento na modificação do mesmo.

A Análise do Comportamento possui três principais braços: o Behaviorismo que trata da filosofia da ciência comportamental, a Análise Experimental do Comportamento que trabalha com pesquisas básicas de laboratório e a Análise do Comportamento Aplicada que envolve o desenvolvimento de tecnologia para se trabalhar em ambientes mais naturais, do dia-a-dia. A Análise do Comportamento Aplicada se popularizou na clínica como Terapia ABA (ABA Therapy), mas cientificamente, seria mais correto dizer intervenções em ABA (intervenções em Análise do Comportamento Aplicada).

Método TEACHH

Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children

Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Desvantagens na Comunicação

O TEACCH é um programa especial de educação talhado para as necessidades individuais de aprendizado da criança autista baseado no desenvolvimento do cotidiano. Teve início nos anos 60 quando 3 médicos estavam trabalhando com crianças autistas e viram a necessidade de construir meios para o controle do ambiente de aprendizado e que encorajasse a independência das crianças. O que faz a diferença na abordagem TEACCH ser única é o foco no design do ambiente físico, social e na comunicação. O ambiente é estruturado para acomodar as dificuldades que a criança autista tem ao mesmo tempo que treina a sua performance para a aquisição de hábitos aceitáveis e apropriados.

Baseado no fato de crianças autistas serem frequentemente aprendizes visuais, o TEACCH trás uma clareza visual ao processo de aprendizado buscando a receptividade, a compreensão, a organização e a independência. A criança trabalha num ambiente altamente estruturado que deve incluir organização física dos móveis, áreas de atividades claramente identificadas, murais de rotina e trabalhos baseados em figuras e instruções claras de encaminhamento. A criança é guiada por uma sequência de atividades muito clara e isso ajuda que ela fique mais organizada.

Acredita-se que um ambiente estruturado para uma criança autista, crie uma forte base para o aprendizado. Embora o TEACCH não foque especificamente nas habilidades sociais e comunicativas tanto quanto outras terapias, ele pode ser usado junto com essas terapias para torná-las mais efetivas.

Psicologia Clínica

Processo terapêutico que envolve técnicas psicológicas e comportamentais que tem por objetivo a resolução de um problema específico, trabalha-se com foco no que mais incomoda o indivíduo naquele momento. O trabalho é uma via de mão dupla paciente-terapeuta, em que atividades são demandadas para que o avaliando possa ao longo dos dias adquirir novos hábitos, transformar percepções e ressignificar interpretações que possam ser errôneas e disfuncionais no dia a dia. Esse atendimento é realizado em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Psicologia Educacional

A Psicologia Educacional é voltada ao processo de ensino-aprendizagem, tendo como meta melhorar o mecanismo, tanto do ponto de vista da instituição como do aluno.

Quando a escola solicita o trabalho para ser desenvolvido, ele envolve estratégias educacionais, observando o funcionamento da instituição educativa como um todo.

 

Psicologia Organizacional/Do trabalho

Os psicólogos da Clínica Sphera buscam  alcançar níveis de excelência de qualidade por toda a organização.

 Contamos com os serviços da nossa especialista Dra. Viviane Alves Quelha Ferraro que tem seu MBA em gestão de pessoas e possui mais de 12 anos de experiência na área organizacional.

 

A psicologia Organizacional, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas). A psicologia está ligada a empresas seja no bem estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.