Unidade 1: Rua dos Alpes, 603 – Santo André – SP – RE 7685
Unidade 2: Alameda Terracota, 185 – Torre Park – Conj. 623 – Espaço Cerâmica-São Caetano do Sul – SP – RE7681

Central de Atendimento:
(11) 4130-8776
(11) 4509-4450

Na Clínica Sphera pelo Conceito Bobath  avaliamos e tratamos as deficiências e limitações funcionais de pacientes com disfunções neurológicas, primordialmente em crianças com Paralisia Cerebral e adultos após Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou Traumatismo Crânio Encefálico (TCE). 

 

Esses pacientes apresentam disfunções da postura e do movimento que levam a limitações em suas atividades funcionais. Essa abordagem foca na análise e tratamento de deficiências sensório-motoras e limitações funcionais, onde Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Fonoaudiólogos podem atuar. É uma abordagem sistêmica em que o paciente é considerado como um todo, bio, psico e social. Considera a pessoa, o contexto em que ele vive e as suas habilidades. Reconhece também a importância do tratamento interdisciplinar.

História da Terapia Bobath

O conceito Bobath foi criado e desenvolvido no início dos anos 1940 pelo Dr. Karel Bobath (Psiquiatra-Neurofisiologista) e Berta Busse Bobath (Fisioteapeuta).

 

Berta Otilie Busse nasceu em Berlim em 1907, onde trabalhou inicialmente com ginastas. Seu primeiro marido foi Kurt Roehl. Depois do nascimento de seu filho, Brett, divorciou-se e deixou a Alemanha em 1938. Reencontrou Karel Bobath, psiquiatra da Checoslovaquia,que já havia conhecido em Berlim, ambos refugiados judeus. Casaram-se em 1941 e seu filho Brett foi adotado pelo seu segundo marido.

Berta Bobath teve sucesso na reabilitação de Simon Elwes, reconhecido artista pintor, que havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) e desenvolvido uma hemiplegia. Com a ajuda do casal Bobath, Simon Elwes pode recuperar a habilidade de pintar novamente.

A técnica Bobath foi descrita primeiramente em 1948. Em 1951, após ter recebido o título de fisioterapeuta, os Bobath abriram sua clínica em Londres, a Western Cerebral Palsy Centre.

Em 1965 Berta Bobath publicou seu primeiro livro, Atividade Postural Reflexa Anormal Causada por Lesões Cerebrais (Abnormal Postural Reflex Activity Caused by Brain Lesions).

Em 1975 recebeu a Ordem ao Merito da Repubilca Alemã e o MBE em 1978. Em 1981 a Universidade de Boston concedeu-lhe o doutorado honoris-cause e ambos foram os primeiros a recebere o Harding Award pelo seu trabalho na reabilitação de indivíduos com deficiências.

 

Karel Bobath nasceu em Berlim, em 1906, de uma família originalmente da área Austro-Húngara que havia sido absorvida pela Checoslovaquia, depois da I Guerra Mundial.

Karel estudou medicina na Universidade de Berlim, graduando-se em 1932. Sendo negado a permissão para exercer a profissão em Berlim, resolveu seguir suas raízes familiares, naturalizando-se checoslovaco e voltando a cursar medicina, graduando-se , pela segunda vez em 1936.

Inicialmente exerceu sua profisão como pediatra e cirurgão pediatrico no Children Hospital de Brno em 1939, quando a eminente invasão da Checoslovaquia pelas tropas alemãs, o obrigaram a fugir para Londres. Reecontrou Berta que já havia conhecido no Centro da Juventude Judaica em Berlim.

Ambos dividiam um profundo interesse para compreender os problemas dos adultos e crianças com deficiências neurológicas e exploraram como a terapia desenvolvida por Berta poderia fazer a diferença na habilidade para moverem-se.

Karel publicou o livro Base Neurofisiológia para o Tratamento da Paralisia Cerebral (Neurophisiologial Basis for the Treatment of Cerebral Palsy) que deu o embasamento científico para o conceito da terapia neuroevolutiva desenvolvida por Berta Bobath.

Em 1944 foi apontado como diretor da Unidade de Paralisia Cerebral do Harperbury Hospital, onde continuou seus estudos sobre o Conceito Neuroevolutivo e sua aplicação com indivíduos com lesões neurológicas.