O que é a Terapia Ocupacional?
A terapeuta ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais. Ela usa tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais.

A Terapeuta Ocupacional da Clínica Sphera elabora planos de reabilitação e adaptação, buscando desenvolver no paciente autoconfiança. Também cria e faz a avaliação de atividades físicas, podendo prestar atendimento individual ou em grupo.
Onde a Terapia Ocupacional Atua?
Na Educação a Terapeuta Ocupacional acompanha o desenvolvimento da criança com problemas psicomotores ou de aprendizagem. Promove a inclusão de crianças com deficiência nas escolas de ensino regular.
Na Gerontologia atua na reabilitação e na reintegração social de idosos.
Na Psiquiatria e saúde mental trata de portadores de distúrbios psíquicos, com o objetivo de promover a inclusão social e ocupacional.
Na Reabilitação funcional e profissional promove o restabelecimento de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho e prestar assistência a portadores de deficiência física. Promove também a saúde do trabalhador por meio de ações de prevenção das doenças ocupacionais.
Terapia Ocupacional para Crianças
A Terapia Ocupacional Infantil é realizada quando o desenvolvimento na infância não acontece de maneira adequada. A técnica poderá contribuir no desempenho motor cognitivo, sensorial, social e emocional da criança.

A terapia Ocupacional Infantil atua nas:
- Dificuldade de aprendizado e transtorno de atenção (Hiperatividade, Dislexia, Disgrafia)
- Alteração de Destreza em atividade que necessitam de moticidade Fina e Grossa
- Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor e SNC (Paralisia Cerebral, Duchenne, Ataxia, Hemiplegia).
- Transtorno do Desenvolvimento (Autismo, TGD, Asperger)
- Alterações Cromossômicas ( Síndrome de Down, Rett)


Terapia da Mão
A terapia da mão, é uma especialidade da Terapia ocupacional indicada no tratamento de reabilitação de lesões e traumas, que envolvam os ossos, músculos, ligamentos, nervos periféricos e articulações. Ainda pouco conhecido, é realizado por um terapeuta ocupacional e tem como objetivo devolver o retorno funcional dos movimentos.
Terapia de Contensão Induzida
A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é uma técnica de reabilitação criada por Edward Taub nos EUA. Foi desenvolvida para aumentar o uso do membro superior acometido de pacientes com hemiparesia, vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Atualmente, a TCI também é utilizada em crianças com Paralisia Cerebral (PC) e em pacientes com sequela de Traumatismo Craniano (TCE) e outras patologias do sistema nervoso central.
