Unidade 1: Rua dos Alpes, 603 – Santo André – SP – RE 7685
Unidade 2: Alameda Terracota, 185 – Torre Park – Conj. 623 – Espaço Cerâmica-São Caetano do Sul – SP – RE7681

Central de Atendimento:
(11) 4130-8776
(11) 4509-4450

O que é a Terapia Ocupacional?

 

A terapeuta ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais. Ela usa tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais.

 

A Terapeuta Ocupacional da Clínica Sphera elabora planos de reabilitação e adaptação, buscando desenvolver no paciente autoconfiança. Também cria e faz a avaliação de atividades físicas, podendo prestar atendimento individual ou em grupo.

 

Onde a Terapia Ocupacional Atua?

 Na Educação  a Terapeuta Ocupacional acompanha o desenvolvimento da criança com problemas psicomotores ou de aprendizagem.  Promove a inclusão de crianças com deficiência nas escolas de ensino regular.

 Na Gerontologia atua na reabilitação e na reintegração social de idosos.

 Na Psiquiatria e saúde mental trata de portadores de distúrbios psíquicos, com o objetivo de promover a inclusão social e ocupacional.

 Na Reabilitação funcional e profissional promove o restabelecimento de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho e prestar assistência a portadores de deficiência física. Promove também a saúde do trabalhador por meio de ações de prevenção das doenças ocupacionais.

 

Terapia Ocupacional para Crianças

 

A Terapia Ocupacional Infantil é realizada quando o desenvolvimento na infância não acontece de maneira adequada.  A técnica poderá contribuir no desempenho motor cognitivo, sensorial, social e emocional da criança.

A terapia Ocupacional Infantil atua nas:

  • Dificuldade de aprendizado e transtorno de atenção (Hiperatividade, Dislexia, Disgrafia)
  • Alteração de Destreza em atividade que necessitam de moticidade Fina e Grossa
  • Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor e SNC (Paralisia Cerebral, Duchenne, Ataxia, Hemiplegia).
  •  Transtorno do Desenvolvimento (Autismo, TGD, Asperger)
  • Alterações Cromossômicas ( Síndrome de Down, Rett)

Terapia da Mão

 

A terapia da mão, é uma especialidade da Terapia ocupacional indicada no tratamento de reabilitação de lesões e traumas, que envolvam os ossos, músculos, ligamentos, nervos periféricos e articulações. Ainda pouco conhecido, é realizado por um terapeuta ocupacional e tem como objetivo devolver o retorno funcional dos movimentos. 

Terapia de Contensão Induzida

A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é uma técnica de reabilitação criada por Edward Taub nos EUA. Foi desenvolvida para aumentar o uso do membro superior acometido de pacientes com hemiparesia, vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Atualmente, a TCI também é utilizada em crianças com Paralisia Cerebral (PC) e em pacientes com sequela de Traumatismo Craniano (TCE) e outras patologias do sistema nervoso central.