Método Prompt
O PROMPT (Prompts for Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets) é uma abordagem dinâmica táctil de tratamento das perturbações dos sons da fala, baseada na utilização de pistas proprioceptivas, cinestésicas e de pressão, com o objectivo de ajudar as crianças a ganhar controlo voluntário do sistema motor da fala e por conseguinte obter uma maior funcionalidade no seu discurso. Esta filosofia de tratamento procura assim (re) conectar e integrar três aspectos fundamentais da comunicação: motor, cognitivo-linguístico e social-emocional.
Os PROMPTS foram criados para auxiliar a criança na reorganização da articulação, sentindo qual o movimento correcto, os músculos necessários, o modo de produção e a combinação desses movimentos para produzir palavras e frases. Cada fonema tem um PROMPT específico, que é aplicado externamente através da manipulação dos músculos da face, queixo, mandíbula, nariz e outras estruturas associadas à produção de voz, como os pulmões e a laringe. De uma forma geral, estes estímulos ajudam a reduzir o feedback incorrecto e demonstram a sequência adequada de movimentos para atingir o padrão articulatório correcto.
Esta técnica, utilizada por terapeutas da fala com formação específica, está indicada para crianças que tenham dificuldade na execução, no planeamento, na fluência e/ou na prosódia devido a uma alteração da produção do seu discurso e/ou da articulação, como as verificadas nas seguintes patologias: | Atrasos de desenvolvimento da linguagem; | Perturbações fonológicas; | Perturbações motoras da fala como a disartria e a apraxia da fala infantil; | Disfluência; | Défices auditivos.
Treinamento Auditivo em Cabine
O treinamento é uma das estratégias terapêuticas utilizadas para reabilitação do processamento auditivo central. São atividades realizadas em cabine acústica para desenvolver ou aperfeiçoar as habilidades auditivas.
Nesta terapia são fortalecidos os processos e habilidades auditivas, facilitando as estratégias de compensação.
São enfatizados aspectos como: consciência fonológica; estimulação unilateral e bilateral; dessensibilização de fala em presença de ruído; atenção seletiva e escuta direcionada; discriminação de padrões temporais de frequência, intensidade e duração; memória e rotulação linguística.
O treinamento depende da capacidade de atenção do paciente. Portanto, a idade mínima é entre 6 e 8 anos, a depender de características individuais de cada criança.
A estimulação da maturação cerebral e o treino auditivo devem começar o mais precoce possível, podendo ser realizado em crianças ainda muito pequenas, a fim de se evitar complicações futuras. Também podem ser realizados em idosos para atenuar os efeitos das dificuldades com atenção, memória auditiva, compreensão e adaptação de aparelhos auditivos.
Treinamento Auditivo
O Treinamento Auditivo, é realizado em fonoterapia dentro da sala no consultório, na sessão de fonoterapia fora da cabine acústica, são usados instrumentos musicais, brinquedos, imagens e o que for necessário para se trabalhar as habilidades encontradas alteradas após a avaliação do PAC.
No caso do treinamento auditivo ser exclusivamente na terapia em sala, são necessárias mais sessões comparado ao número mínimo estipulado no Treinamento Auditivo (8 de 50 minutos), pois a intervenção é menos controlada, não se tem o controle exato da intensidade sonora utilizada, menos ainda da frequência exata do estímulo sonoro.
Terapia ABA
A intervenção precoce e continuada do fonoaudiólogo nos Distúrbios do Desenvolvimento, é fundamental para que o quadro clínico apresentado pelos indivíduos portadores do Transtorno Autista evolua satisfatoriamente, no que tange à sua comunicação geral, e em especial, para o desenvolvimento de sua linguagem receptiva e expressiva, oral, gestual e escrita, capacitando–o para compreender, realizar demandas e agir sobre o ambiente que cerca.
O método ABA, que significa Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis) é utilizada em diversos países e embasada por pesquisas científicas que comprovam sua efetividade. A metodologia consiste em modificar comportamentos inadequados, substituindo por outros mais funcionais.